UEG e Associação Comercial e Industrial de Anápolis firmam Acordo de Cooperação

Convênio vai possibilitar criação de pós-graduação em Engenharia, Gestão e Tecnologias, a ser ofertada em Anápolis.

Por Administrador 20/08/2018 - 00:45 hs

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) assinaram na noite dessa quarta-feira, 8, um Acordo de Cooperação para promoção de interfaces entre o setor produtivo e a academia.

O termo celebra a parceria que vem sendo construída e objetiva a realização projetos e ações de comum interesse, que estimulam o desenvolvimento científico tecnológico, especialmente no contexto da implantação do Polo da Indústria de Defesa em Anápolis. Além disso, a cooperação aponta para o fortalecimento competitivo do ambiente de negócios e articulação de estratégias que beneficiam a sociedade e promovam o seu desenvolvimento nas esferas local e regional.

O acordo também tem o propósito de realizar uma análise socioeconômica da cidade de Anápolis para viabilizar a implantação de um Parque Tecnológico na área da UEG.

Ações de aproximação entre UEG e setor produtivo

O Acordo de Cooperação está entre as três ações de aproximação entre a UEG e os setores produtivos de Anápolis, por meio do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa-GO).

A primeira ação dessa parceria foi a criação do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas (Gedetec), que irá atuar apoiando pessoas e organizações de Anápolis e, principalmente, do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília em seus projetos de desenvolvimento, desde o desenvolvimento do setor produtivo, desenvolvimento humano, desenvolvimento social e desenvolvimento sustentável. O Gedetec é formado por um grupo de dez professores-doutores do Câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) da UEG.

O Acordo de Cooperação com a Acia e a Fieg é a segunda ação e a base para o terceiro componente da parceria: a Cooperação entre a UEG e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira, que permitirá o convênio entre a Universidade e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

O primeiro resultado desse convênio é a maturação de uma pós-graduação em Engenharia, Gestão e Tecnologias, a ser ofertada em Anápolis. O documento que oficializará essa cooperação será assinado na próxima quinta-feira,16, no I Seminário da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás.

“No âmbito desses três elementos, o Gedetec, a cooperação com a Acia/Fieg, e a cooperação com o DCTA/ITA, coloca a UEG à disposição do setor produtivo aqui de Anápolis para podermos colaborar conjuntamente, seja no desenvolvimento de projetos, seja no sentido de novas inciativas de negócios em Anápolis”, afirma o professor da UEG e membro executivo do Comdefesa, Cláudio Stacheira.

Segurança de Goiás

“No âmbito desses três elementos, o Gedetec, a cooperação com a Acia/Fieg, e a cooperação com o DCTA/ITA, coloca a UEG à disposição do setor produtivo aqui de Anápolis para podermos colaborar conjuntamente, seja no desenvolvimento de projetos, seja no sentido de novas inciativas de negócios em Anápolis”, afirma o professor da UEG e membro executivo do Comdefesa, Cláudio Stacheira.

A união entre academia e setor produtivo é fundamental para o desenvolvimento.  Em sua fala o reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, ressaltou que a aproximação entre academia e indústria, entre a academia e o empresariado é fundamental para o desenvolvimento do Brasil, de Goiás e de Anápolis.

“Nessa aproximação que estamos fazendo hoje, gostaria que superássemos o distanciamento histórico entre a academia e setores produtivos. Nós estamos nos estruturando para, cada vez mais, estarmos abertos ao diálogo de qualidade com os setores produtivos, procurando responder suas demandas com a produção e/ou atração de soluções no âmbito das ciências aplicadas para processos e para produtos”, assinalou o reitor.

Para o presidente da Acia, Anastacios Apostolos Dagios, é necessário que os empresários entendam a importância da parceria com a UEG e o acordo ajuda nessa compreensão. “Nós não sabemos utilizar a Universidade. Nós precisamos de parcerias com a universidade para vocês nos ensinarem a potencializar nossas ideias e recursos, está aí um desafio”, pontuou.

O Acordo de Cooperação foi assinado durante a 44ª Reunião Ordinária da Acia. Estiveram presentes diversos empresários de Anápolis, a Promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás, Sandra Mara Garbelini, o coordenador do Programa de Incubadoras da UEG (Proin), Bruno Alencar, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, professor Ivano Devilla, e o diretor do CCET, Elton Fialho.

Fonte: Site - UEG

Link: goo.gl/zwYPme