Frota da Base Aérea terá maior avião da FAB em 2019

Os primeiros cargueiros KC-390, com capacidade de 26 toneladas de carga serão incorporados à FAB em Anápolis

Por Administrador 20/08/2018 - 23:59 hs

A ALA 2 da Força Aérea Brasileira, como agora é denominada a antiga Base Aérea de Anápolis, está adequando suas estruturas para receber, além dos caças Gripen em 2019, o maior avião da FAB, o KC -390m, aeronave de transporte que passará a integrar a frota da ALA 2.

Segundo o coronel-aviador Antônio Marcos Mioni a preparação inclui a ampliação do pátio, construção de hangar, reforma de instalações e vários outros processos necessários para receber os novos aviões.

A aeronave

Os cargueiros KC-390 devem chegar em 2019, enquanto os novos caças que vão substituir o Mirage F-5 começam a chegar em 2021.

A nova aeronave multimissão de transporte da Força Aérea Brasileira já está 97% desenvolvida e, neste primeiro semestre, encerra a fase de testes em voo e certificação. As duas primeiras unidades estão confirmadas para serem entregues à Ala 2, em Anápolis (GO). Ao todo, 28 aeronaves adquiridas pelo governo brasileiro irão compor a frota da aviação de transporte da FAB.

Robusto, moderno e de alta capacidade operacional, o KC-390 se materializou a partir do conceito e ideias de pilotos e engenheiros da FAB que ansiavam por demandas acima das cumpridas pelo C-130 Hércules. A maior aeronave militar desenvolvida e fabricada no Brasil não tem deixado a desejar e tem cumprido com êxito uma intensa campanha de testes que validam toda a sua capacidade em diversos cenários.