Festival Paralímpico agita fim de semana em Anápolis

Quatro competidores anapolinos que conquistaram medalhas nos Jogos Estudantis marcaram presença

Por Igor Nery 23/09/2018 - 10:49 hs
Foto: Igor Nery

No último sábado, 22, Anápolis recebeu o Festival Paralímpico – edição 2018. O evento ocorreu durante toda a manhã no ginásio Internacional Newton de Faria, e teve início com um animador de dança descontraindo o público presente. Mais de 150 atletas participaram de três modalidades paraolímpicas: o goalboll, vôlei sentado e atletismo.

Quatro competidores anapolinos que conquistaram medalhas nos Jogos Estudantis marcaram presença: Ranielly Alves (atletismo); Gabriel de Oliveira (natação); Matheus Pereira (atletismo); e Alan Wallysson (natação).

A coordenadora do Festival, Silvana de Cássia, reiterou a importância do evento para a sociedade. ‘‘Anápolis está entre as 48 cidades sede do festival. Goiânia também. Essa competição tem como legado romper a barreira em que sabemos que os direitos inclusivos das pessoas portadoras de deficiências especiais muitas vezes não são respeitados’’, disse.

À esquerda: secretário municipal de Educação, Alex Martins; à direita: secretário de Esportes, Karin Abrahão. Foto: Igor Nery 

O secretário de Esportes, Karin Abrahão, e o de Educação, Alex Martins, representaram a prefeitura de Anápolis e até participaram da competição com alguns atletas. Lembrando que, nesta data, é comemorado o dia Nacional do Atleta Paralímpico visando homenagear, apoiar e divulgar todo o trabalho destes, forma de ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência.

Modalidades

Foram três paralímpicas em Anápolis. O goalboll – jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário; vôlei sentado e atletismo. Os jogos aconteceram em forma de circuito, ou seja, todos os atletas vivenciaram cada uma das atividades.

Veja cenas da competição clicando aqui!