Em novembro: Valec iniciará obras no Parque da Cidade, em Anápolis

De acordo com a prefeitura, a proposta é transformar o local em um santuário de espécies nativas e espaço de interação das pessoas com o meio

Por Redação 08/10/2018 - 15:58 hs
Foto: Daniel Carvalho - Ascom

A empresa Valec, que tem acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), se reuniu nos últimos dias com a Prefeitura de Anápolis para realizar um plano de reflorestamento do Parque da Cidade, área localizada às margens da ferrovia. Segundo o diretor de Limpeza Urbana, Antônio Zayek, o nome será Memorial Vivo do Cerrado.

De acordo com a prefeitura, a proposta é transformar o local em um santuário de espécies nativas e espaço de interação das pessoas com o meio. A Valec se comprometeu a entregar até o final deste mês o projeto de reflorestamento. O início das obras está agendado para novembro.

O projeto

*Criação de trilhas nas áreas reflorestadas
*815 hectares de área
*Bosques de pequi, cagaita, cajus, barus e outras espécies do cerrado

Novidade

Segundo Antônio Zayek: ‘‘Queremos criar um espaço onde as pessoas possam tocar, cheirar e provar os sabores típicos da nossa região, que vêm se perdendo no tempo, mas que precisam ser reavivados e conhecidos pelas novas gerações’’, disse.

Zayek afirmou ainda que os bosques de plantas do cerrado têm como inspiração o sítio Burle Max, uma área no Rio de Janeiro onde o paisagista conseguiu reunir uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e subtropicais com mais de 3.500 espécies.