Senadora e ex-governador lideram corrida para o Senado

A senadora Lúcia Vânia tenta conquistar o terceiro mandato e Perillo luta para voltar ao Senado Federal.

Por Administrador 19/08/2018 - 16:35 hs

O portal G1 Goiás divulgou na manhã deste sábado os números da pesquisa Ibope para o Senado. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) é o líder do levantamento, com 30% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece a senadora Lúcia Vânia (PSB), que obteve 28%. Neste ano, o eleitor escolherá dois representantes para o Senado.

A terceira colocação é do vereador Jorge Kajutu (PRP). Ele aparece com 26% das intenções. O empresário Vanderlan Cardoso (PP) vem na sequência, com 18%. O senador Wilder Morais (DEM), que deixou a base aliada e agora está na chapa de Ronaldo Caiado (DEM) ficou com apenas 5%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Anhanguera e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TRE: GO-007412/2018. Registro no TSE: BR‐05595/2018.

Terceiro mandato

Senadora por Goiás em seu segundo mandato consecutivo e três vezes representante do Estado na Câmara dos Deputados, a congressista Lúcia Vânia (PSB) ganhou notoriedade junto ao povo goiano pela atenção prestada aos municípios goianos, tanto que recebe o qualificativo de senadora municipalista pelas cidades do interior 

Lúcia Vânia foi a primeira mulher eleita deputada federal por Goiás em 1986, entrou para a história da política brasileira ao participar, já em seu primeiro mandato no Congresso, da Assembleia Nacional Constituinte. A convite do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, assumiu, em 1995, o cargo de Secretária Nacional de Assistência Social e tornou-se responsável por toda a política social do país.

À frente da secretária, Lúcia Vânia implantou a Lei Orgânica da Assistência Social, a Loas, inclusive nos Estados e municípios. Lançou o Benefício de Prestação Continuada, voltado para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência; e criou, em maio de 1996, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI, quatro vezes premiado pelo UNICEF, o programa das Nações Unidas que cuida das crianças no mundo todo.

Marconi

Marconi Perillo foi eleito senador em 2006 e permaneceu 4 anos no Senado, onde chegou a ocupar a vice-presidência da Casa. Em 2010, na metade do mandato, renunciou para disputar novamente o governo do Estado.

Periilo entrou para a história de Goiás e do país como o político que mais venceu eleições, por voto popular, para governar um estado. Em 2014 venceu seu quarto mandato no cargo, que já ocupara em 1998, 2002 e 2010.

Fonte: G1